estabelece com a sociedade e com qual setor social, prioritariamente, é necessário
compreendermos o desenvolvimento e a forma de reprodução da sociedade em que
vivemos. Para isso, é importante fazermos uma leitura histórica da construção das atuais
condições sociais em que nos encontramos e relacionarmos isso com as grandes áreas
em que um (a) profissional de medicina veterinária pode atuar. Só assim, conseguiremos
compreender como o ensino de veterinária pode ser entendido dentro de uma lógica de
concepção de mundo e do modelo de desenvolvimento hegemônico na sociedade.
O modelo de desenvolvimento adotado, principalmente na agricultura, pelo país
na década de 60, 70 teve determinante influência sobre a definição e expansão dos
cursos de Veterinária. Hoje, a orientação que segue é da grande produção para a
exportação e o mercado dos PET-SHOP’s, com pouca, ou sem nenhuma, relação com a
realidade, tanto agrária quanto urbana, do país.
A isto, está conectado o processo pedagógico e a elaboração dos Projetos
Políticos Pedagógicos, muitos ainda em andamento, dos cursos de Veterinária. Uma
educação basicamente bancária e um processo de reformulação dos currículos baseados
basicamente numa concepção liberal – como veremos no decorrer do texto – com pouca
ligação orgânica com as reais necessidades da maioria da população brasileira.
fonte:http://coral.ufsm.br/enev/docs/medicinasociedade.pdf & Google Imagens
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